Início > Dicionário de Marcas > Empresas Hi-Tech

Empresas Hi-Tech

Muitas empresas usam vários métodos para criar o nome de sua marca ou de seus produtos. No mundo da tecnologia, a maioria dos motivos não é óbvia.

Todo mundo sabe que o nome Google vem de um enorme número chamado googol e que Microsoft é uma mistura de microcomputador com software. E Twitter, de onde vem?

O site Mashable pediu a algumas das marcas mais famosas que contassem a origem de seus nomes. Veja abaixo, uma breve apresentação de algumas das mais curiosas histórias.

twitter

Twitter
O nome Twitter – que em inglês significa o piado de um pássaro – foi tirado de um chapéu. Alguns funcionários da Odeo, empresa de tecnologia onde o microblog foi criado, estavam realizando uma reunião de brainstorming, termo usado na publicidade para o método de geração colectiva de novas ideias por meio da participação de várias pessoas.

Eles tentavam achar o nome para o tema do zumbido de um celular ao receber uma atualização. Depois de diminuir a lista de opções, que incluíam Jitter e Twitter, eles colocaram os nomes em um chapéu e deixaram que o destino escolhesse. O destino quis que fosse Twitter porque eles imaginaram que ninguém perguntaria qual foi seu último jitter.

Android

Android
Diz a lenda, que Andy Rubin, cofundador e ex-executivo-chefe do Android – sistema operacional para smartphones, do Google -, gosta de robôs. Segundo outro fundador da empresa, Nick Sears, em sua página no YouTube, “você tem que ser um pouco cuidadoso quando estiver perto do Andy e de seus robôs; já vi seu cachorro atacá-los”.

foursquare

Foursquare
O Dodgeball (nome de um jogo infantil), primeira tentativa de Dennis Crowley de criar uma rede social para celulares, foi comprado pelo Google em 2005. Quando a empresa acabou com o projeto, Crowley criou um game social e o chamou de Foursquare, nome de outro jogo infantil.

Ao que tudo indica, Crowley tem fixação pela infância, mas não tem. Segundo um gerente de Relações Públicas da empresa, “Dennis tirou o nome das duas empresas de jogos infantis porque os aplicativos foram criados para ser divertidos e brincalhões”. Tudo leva a crer que o Foursquare foi a primeira escolha de Crowley, mas o nome do domínio não estava disponível quando ele fundou o Dodgeball.

yahoo

Yahoo!
Os fundadores David Filo e Jerry Yang começaram o que se tornaria o Yahoo quando ainda eram candidatos ao doutorado pela Universidade Stanford. O projeto original previa listas em categorias de links favoritos na web e se chamava O Guia da World Wide Web de Jerry e David. Yahoo!, na verdade, é um acrônimo (palavra formada pelas iniciais de cada um dos segmentos sucessivos de uma expressão) de Yet Another Hierarchical Officious Oracle, algo como Mais Um Oráculo Hierárquico Inoportuno. Mas, de acordo com a própria empresa, a equipe escolheu o nome por sua definição: “rude, tosco e desajeitado”.

blackberry

BlackBerry
Apesar da crença popular de que os botões do logo se parecem com as sementes da amora silvestre (que é preta), isso não foi levado em conta pela empresa na hora de escolher o nome. Ele foi fruto de uma decisão de marketing. Por e-mail, a equipe de comunicação da Research In Motion (RIM), companhia canadense que fabrica o aparelho, explicou que “queria um nome que fosse diferente, fácil de lembrar, divertido e que funcionasse em qualquer língua”. Por isso, a RIM decidiu usar uma palavra que implicasse um significado em vez de inventar ou de usar uma que descrevesse algo.

Apple
Como a Apple não tem uma história oficial para seu nome, existem vários boatos:
1. Steve Jobs, que costumava trabalhar em plantações de maçãs nos Estados Unidos durante o verão, gosta muito da fruta.
2. Jobs amava os Beatles. E a gravadora deles se chamava… Apple.
3. Jobs, que já estava três meses atrasado na entrega do nome para abrir a empresa, ameaçou chamá-la de Apple Computer se seus colegas não sugerissem um nome melhor até as cinco da tarde.
4. Jobs queria distanciar a empresa de uma imagem fria e complicada, criada pelas outras empresas de computador naquela época.

Nintendo
As três palavras “Nin”, “ten” e “do” em japonês significam “fazemos tudo o que podemos, da melhor forma e esperamos os resultados”. Nintendo é uma espécie de lema e de nome de empresa, tudo numa só palavra. Quem imaginaria que o nome de uma empresa de jogos seria tão poético?

Achei no R7
Não esqueçam de seguir @ForadaLagoa

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: